terça-feira, 10 de julho de 2007

Rio, eu gosto de você

O Cristo Redentor é mesmo uma maravilha?
O critério de escolha das Sete Novas Maravilhas do Mundo foi duramente criticado pelos jornais europeus. A eleição, que colocou o Cristo Redentor como uma das maravilhas, foi realizada pela entidade suíça New 7 Wonders Foundation e computou votos pela internet e telefones celulares. Para o jornal espanhol El Mundo, o Cristo foi eleito porque o Brasil acabou sendo privilegiado pelo critério, por ter mais de 180 milhões de habitantes. Segundo o jornal, a escolha foi uma "farsa em escala global, um grande negócio de marketing marcado por simpatias nacionais". Além do Cristo, foram eleitos a grande Muralha da China, o mausoléu de Taj Mahal, na Índia, o Coliseu de Roma, as ruínas de Machu Pichu, no Peru, a antiga cidade maia de Chichen-Itza, no México e a cidade arqueológica de Petra, na Jordânia. O que você acha? A escolha foi mesmo uma farsa? A estátua do Cristo Redentor merece ser uma das Sete novas Maravilhas do Mundo? (Fonte: Jornal de Debates)

Quem já esteve no corcovado não tem como negar: aquilo é lindo. Não somente a estátua do Cristo, mas o conjunto, a obra e tudo que a rodeia. O Rio visto de cima é maravilhoso, enche os olhos. Eu, carioca desde que nasci, toda vez que subo lá fico deslumbrada. Quanta beleza!

É inegável, também, que o Cristo seja um símbolo da ‘cidade maravilhosa’. Não só católicos como judeus, ateus etc, hão de concordar comigo.

O Rio merece ser sede de umas das sete maravilhas do mundo. O Rio em questão é o Rio sozinho, ou seja, ao natural, sem a interferência do homem. Esta cidade que é maravilhosa, sim, é refém do homem que a destrói, que faz do Rio, um cenário de violência.

O Rio não merece ser referência de violência, apesar de haver, pois ele é tão vítima quanto pessoas de bem. Vítimas do mau governo, do mal, do mal, do mal.

Assim como muitos, já reclamei do Rio. Aliás, quase todo dia, quando leio nos jornais as barbaridades que aqui acontecem, reclamo. Mas não é o Rio, é quem aqui mora, é o carioca, o fluminense... é o homem.

Amo as praias, amo a Lagoa Rodrigo de Freitas, amo o Pão-de-açúcar, amo o Corcovado. Amo ter isso aqui, na minha cidade.

Apesar dos pesares, o Rio de Janeiro continua lindo. Ainda.

Nenhum comentário: